VENHA VISITAR BARREIRAS A CIDADE MARAVILHOSA



Barreiras é hoje uma cidade de porte médio com um centro comercial e de serviços em pleno desenvolvimento. Começa a despontar no cenário nacional como porta de entrada do mais novo polo de ecoturismo da Bahia, Caminhos do Oeste.
[editar]Turismo Belezas naturais
Cachoeiras do Acaba Vida
O Rio de Janeiro forma os mais belos cartões postais de Barreiras, as Cachoeiras do Acaba Vida e do Redondo. Saindo de Barreiras pela BR 020 são 90 km da sede do município até a Cachoeira do Acaba Vida, uma viagem onde se pode apreciar as belezas naturais do cerrado e da Bacia do Rio de Janeiro. A Cachoeira do Acaba Vida possui 36m de queda livre de exuberante beleza, emoldurada pela mata.
Cachoeira do Redondo
Seguindo mais 20 km após a Cachoeira do Acaba Vida em estrada de terra margeando o Rio de Janeiro, chega-se a Cachoeira do Redondo, que tem uma queda d'água compacta formando enormes piscinas de águas cristalinas o que propicia um excelente banho.
Rio de ondas
O Rio de Ondas que é bastante conhecido pelas suas águas cristalinas também é bastante frequentado por moradores e turistas nos finais de semana da cidade. O Rio tem a calha coberta por pedras formando saltos e corredeiras espumantes e ondas que deram origem ao seu nome, que propiciam uma diversão local. O "bóia cross" é uma deliciosa forma de descer o rio navegando em câmaras de ar, ou ainda se preferir em botes e caiaques.
Rio Grande
O Rio de Janeiro, o Rio Branco e o Rio de Ondas com seus afluentes formam a Bacia do Rio Grande que banha a cidade fazendo um trajeto em forma de ferradura, e é o maior e mais importante afluente do lado esquerdo do Rio São Francisco.
Serra da Bandeira
Uma boa opção de passeio é subir a Serra da Bandeira. No alto da serra, a 787m do nível do mar, de um lado fica o aeroporto, e do outro, existem diversos mirantes naturais com vista panorâmica de aproximadamente 280 graus para o vale onde fica a cidade. Lá é possível assistir um encantador por do sol ou percorrer trilhas por entre vegetação rasteira e formações rochosas. O local também é utilizado para a prática de esportes radicais.
Serra do Mimo
Do alto da Serra do Mimo também é possível se ter uma visão de toda a cidade. No alto da serra outra opção é caminhar em trilhas rústicas, entre uma verdadeira cidade de pedras que guarda surpresas e vestígios de uma civilização pré-histórica que está sendo estudada por arqueólogos.
Grutas e cavernas
Diversos sítios arqueológicos foram encontrados na região. Em grutas e cavernas a natureza preservou desde a pré-história, material significativo para o estudo da presença do homem na região. Nos anos 90 iniciou-se uma pesquisa arqueológica no município e cidades vizinhas com uma equipe de estudiosos coordenada pela professora Maria Beltrão, do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Urnas funerárias com esqueletos, armas e objetos de pedra lascada e polida, vasos de cerâmica são alguns dos achados que já foram estudados. A Gruta das Pedras Brilhantes e a Caverna do Paulista guardam inscrições e pinturas rupestres datadas de milhares e milhares de anos e são outros vestígios deixados por nossos ancestrais, que também já receberam a visita de outros pesquisadores.
[editar]Locais históricos
Arraial da Penha
A 15 km do centro da cidade o Povoado de Arraial da Penha, antigo vilarejo de Buracão, foi o primeiro núcleo urbano de Barreiras. Povoado simples e muito bem conservado, onde na tradicional pracinha fica a capela em homenagem a Nossa Senhora da Penha construída em 1841. O cenário em volta é o mais rural possível. Neste ambiente as mulheres fabricam doces e biscoitos típicos da região. Nos vales férteis os engenhos ainda movidos a tração animal, produzem a cachaça brejeira de forma rudimentar.
Cantinho do Senhor dos Aflitos
No Vale do Rio Branco a 20 km da cidade, encontra-se o Povoado do Cantinho que ficou conhecido por manter viva uma tradição de fé e religiosidade através da devoção ao Senhor dos Aflitos, onde todos os anos no dia 2 de julho acontece uma grande romaria. Durante todo o dia muita animação nas barracas e no final da tarde missa e procissão.
Centro Histórico
No Centro Histórico estão concentradas as ruas e praças mais antigas da cidade e onde ainda podemos apreciar os casarios construídos no final do século XIX e no começo do século XX.
Praça Duque de Caxias
Localizada na Rua Rui Barbosa, Centro Histórico, é a praça mais antiga de Barreiras com o tradicional coreto. Na praça está localizado o prédio onde funcionou o Paço Municipal.
Paço Municipal
Construído no final do século XIX pelo Cel. Francisco Rocha, neste prédio foi instalada a Intendência Municipal, ainda na época do Brasil Colônia, onde por muitos anos funcionou a Prefeitura de Barreiras. O Paço Municipal está localizado na Rua Rui Barbosa, Centro Histórico.
Catedral São João Batista
Construída em estilo mourisco (árabe) e inaugurada em 1925. Sofreu uma grande reforma e foi reinaugurada em junho de 1997. A catedral está localizada na Praça São Batista, Rua 24 de Outubro no Centro Histórico.
Igreja de Santa Terezinha
Construída em 1881, em estilo neoclássico bem conservada, foi a primeira capela de Barreiras. A Igreja de Santa Terezinha está localizada na Praça Amphilóphio Lopes, Centro Histórico.
Mercado cultural Caparrosa
Prédio construído na década de 1950 para abrigar a feira municipal. É um espaço turístico, onde são realizadas apresentações culturais e exposições de artesanatos. O Mercado Caparrosa está situado na Praça Landulfo Alves, Centro Histórico.
Colégio Costa Borges
Prédio ainda em bom estado de conservação, inaugurado em 1927, para funcionar o primeiro Grupo Escolar de Barreiras, na gestão do prefeito Amphilóphio Lopes, sendo sua primeira diretora a professora Guiomar Fábia da Rocha Porto. Endereço: Rua Profª Guiomar Porto - Centro Histórico
Usina Hidrelétrica
Prédio construído em 1928 por Dr. Geraldo Rocha, para abrigar as três turbinas que eram movidas por uma queda d'água artificial, foi a segunda hidrelétrica da Bahia. Endereço: Av. Sebastião Ferreira - Barreirinhas
Antigo Frigorífico Prédio construído na década de 1930 por Geraldo Rocha, durante algum tempo produziu e exportou charque e defumados marcando uma época de prosperidade. Endereço: Av. Eduardo Catalão - Barreirinhas
Casa da Sertaneja Casarão em estilo neoclássico datado de 1919 em bom estado de conservação. Construído por Dr. Geraldo Rocha para sediar a Cia. Sertaneja - Empresa Agropastoril S/A. Em pavilhões distintos funcionava a sede da companhia e o Cine Teatro Ideal, primeiro espaço cultural de Barreiras. Endereço: Av. Presidente Vargas 53 - Centro Histórico.



Informações: Wikipédia

Posted by Redação on 20:46. Filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

0 comentários for VENHA VISITAR BARREIRAS A CIDADE MARAVILHOSA

Postar um comentário

dailyvid

FLICKR PHOTO STREAM

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign